Objetivos e Resultados Chave

Considerei oportuno escrever sobre o tema por se tratar de metodologia um tanto atual no Brasil. O objetivo também foi de contribuir com os profissionais graduados em Administração e que trabalham com planejamento estratégico junto às organizações, principalmente. Dentro do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDITS do Governo do Paraná), procurou-se levar a Metodologia OKR, apoiada pela Fundação Boticário e Sebrae-Pr, aos empreendedores do Litoral do Estado do Paraná como um processo inicial de sensibilização sobre quão agregador possibilitará a seus participantes aplicar os seus fundamentos.

Baseado em Peter Drucker (1970), o termo OKR foi introduzido por Andy Grove, da Intel. Mas apenas em 1999 é que os OKRs se espalharam para outras organizações, pelas mãos de Jon Doerr, sócio da Kleiner Perkins Caufield Byers, uma das mais conceituadas empresas de Venture Capital do mundo. Doerr usou o OKR na Intel e levou a metodologia para algumas empresas da Kleiner Perkins chegando até a Google. A partir daí, a metodologia ganhou fama mundial.

Com a aceleração nos processos organizacionais, diversas empresas internacionais e de grande porte estão preferindo se utilizar da Metodologia OKR ao invés de Planejamento Estratégico, quando se requer celeridade em suas decisões.

Há algum tempo o mundo empresarial tem notado que a tendência de descomplicar e adotar a simplicidade em suas ações traz bons resultados e mais engajamento. Em cada empresa, o OKR deve ser simples o suficiente para que todos entendam e sintam-se entusiasmados a alcançá-lo.

De forma simplificada, os membros da empresa devem ser envolvidos e entender as suas metas e saber como alcançá-las, minimizando esforços desnecessários. Por isso, a metodologia OKR eleva a produtividade e reduz o stress no ambiente de trabalho, aumentando, consequentemente, a motivação de todos.

Para que a metodologia OKR seja bem sucedida na empresa, é essencial que haja um interesse real da organização em estabelecer um processo estruturado para o alcance das metas, ou seja, a empresa deve estar voltada para a cultura de resultados e deve ser inserido no dia-a-dia dos times versus atividades. Para isso, devem existir reuniões regulares do time para avaliar e estabelecer em consenso o próximo calendário com ações e metas. Desta forma, evita-se o famoso “defina a meta e esqueça dela”.

Importante mencionar que, para cada fase da metodologia OKR, há uma estrutura compreendida pelas etapas de PREPARAÇÃO – MODERAÇÃO – APÓS O USO, aplicadas sequencialmente. Dentro de cada etapa, trabalha-se entre 3 e 4 ramificações como sub-etapas.

Com a finalidade de desmistificar a Metodologia, ela abrange os Níveis Organizacional – Departamental e Individual.

Segue a título de exemplo a definição de objetivo em Nível Organizacional:


Assim, cabe ressaltar algumas das características em que os OKRs trabalham forte:

  • Comunicação
  • Atrelar números aos objetivos
  • Simplicidade para serem fáceis de memorizar
  • Bottom-Up e Top-Down, definição bilateral sendo 60% do objetivo no mínimo a ser atingido.
  • Dinâmica de avaliação em ciclos curtos, ou seja, entre 30 e 45 dias.

Para avaliação de desempenho dos OKRs, recomenda-se a adoção da Régua que se segue, em que avaliação acima de 0,6 ou 60% já é considerado positivo.


Ferramenta: POW Sites